Sunday, July 31, 2005

LOSGIAO HERBANA


LOSGIAO HERBANA –
Hermania na praça, Legião Urbana do SÉC. XXI.


Surge agora o tão aguardado novo CD dos Los Hermanos. Sem perder certa estética que marcou os meninos barbudos, o quarteto traz com seu novo CD nomeado 4, uma nova releitura de timbres, melodias e composições, ainda mais crus. Temos poucos punch das guitarras, e poucos metais. Poderia dizer que este cd é o mais neo-mpbista deles.
O 4 tem que ser comido, ouvido ou consumido pelas beiradas. As musicas novas não tem o apelo como as musicas do ultimo cd ventura, as quais se digerem mais fácil e viram hits. Não temos Cara Estranho ou o Vencedor?

Camelo

O que temos eh um começo obscuro com os dois Barcos, musica de Camelo. Um mix de Ivan Lins e Belchior (alucinação). É a partir da primeira musica que observamos as composições de Camelo navegam por um norte diferenciado, e de difícil apelo popular. Contudo, ouvimos o controle fenomenal que esse artista possui hoje com suas composições, em que as frases melódicas criadas são realmente boas, e são carregadas de uma qualidade imagética junto com suas letras.
As outras musicas assinadas por Camelo: Fez-se mar, Morena, Horizonte Distante, Sapato Novo, Pois É e É de lagrima... precisam de um olhar cauteloso.

Fez-se Mar

A comprovação que o mergulho na mpb é intenso. Uma boa musica para sua amiga Maria Rita cantar, e perfeita para cantores de barzinho ganhar um trocado.
O destaque para essa song eh uma guitarra histriônica no final da musica, com uma timbragem que remete a “noises mutanticas” de Sergio Dias.

Horizonte Distante

A musica mais sem pé nem cabeça do Los Hermanos.
(What the hell is going on???)
- Camelo, por favor, pra onde vc vai com esse deus do tempo???
Da-me luz... ??? O amor é luz.... ???

“Sem comentários, essa musica é uma marcha para a seqüela... Muitas drogas”.

Morena

Tem um ritmo do jogo do Super Nintendo, Mario’s brother. Com um ritmo bacaninha... e com uma melodia grudenta, ela é um pop agradável.

Sapato Novo

Vem logo em seguida de Condicional, que “é a musica roquinha do cd”. Sapato Novo é extremamente climática, e delineia uma paz assustadora a qual vemos mais uma visita a MPB e a bossa nova. O vibrafone de Jota Moraes é o destaque que ambienta a musica.

Pois é, É de Lagrima

As ultimas musicas fecham como começou o Cd 4. As musicas de Camelo não são animadas, e elas ao contrario de ascenderem caem em depressão. Não vemos nunca o explodir, o silencio é a lacuna juntamente com o sussurro.
Pois é e é de lagrima são musicas que os fans vão sofrer para cantar... o estado de lisergia encontrou sua letargia... pois é, é de lagrima.

Amarante

O barbudo ruivo piadeiro, falador, e presunçoso do quarteto tem 5 musicas no novo CD, e uma delas abre como carro chefe do disco, O vento. As outras são: Primeiro Andar, Paquetá, Os Pássaros e Condicional.

Primeiro Andar

Bem, no disco Ventura existe a musica “Do Sétimo Andar”, assinada pelo próprio Amarante. E agora ele vem com o “Primeiro Andar”. Coloco exposto aqui uma sugestão: Fazer um CD chamado Apartamento. Já tem dois andares: o primeiro e o sétimo, não vai ser difícil construir mais 5 andares.
Primeiro Andar tem a melodia cíclica e repetida, que por horas enche o saco. E tem uma timbragem retro, um pouco de Strokes nas guitarrinhas delicadas. O teclado de Medina traz uma camada brega a musica, e a bateria de barba é saturada... vendo que pelo menos o timbre é medido a dedo.

Paquetá

Uma boa musica para ser colocada em novelas como Kubanacan, ou A lua me disse. Como bem visto, nos outros CDS, Amarante vem com sua veia latina fervendo. A letra que parece falar alguma coisa é só arrumação de frases para rimar.

“Que desfeita, intriga, o óUm capricho essa rixa e malDo imbrólio que qui-pro-cóe disso bem fez-se esse nó”

É uma pena ver que há uma decadência nas letras. Tudo bem falar de amor, mas tão pobre desse jeito???

Os Pássaros

Esta musica é arrastada e lenta, a qual provavelmente começa com algum do ou ré menor para dar idéia de sofrimento e angustia. Possuindo intervenções sonoras de guitarras obscuras, que embala junto com a bateria de Barba que esta reta e contida, e o teclado de Medina o qual traz uma camada estranha em que parece que ouvimos uma nota em toda musica sendo segurada.

O vento

É animadinha a musica, e tem tudo para cair nas graças do grande publico. Um dance, o qual o refrão possui um riff no teclado de Medina que remete ao da banda, No Doubt.

Condicional

Humm... Sentimental, e agora Condicional?
Bem, essa é a musica mais rock do CD, e vemos que há realmente feeling quando interpretada por Amarante. Bem arranjada, em seus tempos e tem tudo para ser a canção da hermanica para a moçada pular.
O destaque é o solinho gostosinho do refrão, e as intervenções do teclado quase infantil de Medina.

Condição ou não... essa é a musica de destaque do nosso ruivo barbudo.

Com tudo, o que posso avaliar é que este é de longe inferior ao Ventura. Podendo ser até um Ventura B-sides. Contudo, o que surpreende nos losermanos, como eles falam em entrevistas, eles se jogam no norte em que vão galgar. Não tendo a preocupação de critica, e publico.
Será uma nova banana que eles dão as pessoas que querem uma mesma formula???
Não sei, mas o que convém frisar é que os meninos barbudos a cada passo caminham por timbragens, melodias e texturas diferentes a cada CD.

Que venha os quatro ou o Quatro.



Escrito por Cuko.

1 comment:

Anonymous said...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта pasteldimungunzah.blogspot.com